Seu filho não se interessa por livros? Veja nossas 5 dicas!

Seu filho só quer saber de jogar, né? Pois é, os meus também. Todo dia escuto pais, mães e avós me dizerem que seus filhos não se interessam pela leitura. Ao mesmo tempo, em minhas redes sociais tenho centenas de blogs, sites  e páginas criadas por adolescentes  sobre qual assunto? Livros! Fotos no Instagram, resenhas dos lançamentos , vídeos com indicações de livros pipocam pela internet a todo momento, indicando que os adolescentes leem sim, e alguns leem MUITO! Aqui vão as nossas 5 dicas práticas para estimular a leitura   em sua casa:

1. SEJA VOCÊ TAMBÉM UM LEITOR(A) : Você é aquele pai que vive reclamando da “geração de hoje, blablabla”, mas é o cara que  só vê mesa redonda de futebol na TV? É a mãe que vive dizendo “no meu tempo a gente brincava no quintal”, mas é a campeã de Candy Crush? Pegue você um livrinho, um jornal ou uma revista em primeiro lugar. Fez isso? Então, pode pular para o próximo item.

2. LIVRE-SE DOS PRECONCEITOS LITERÁRIOS:  Você quer que seus filhos leiam os mesmos livros que você lia na escola? Sim, eu também quero, mas lembre-se que  ficção fantástica, livros inspirados em games, livros de youtubers, livros de humor, tudo isso é literatura, queira você ou não.

3. DESCUBRA O ASSUNTO CORRETO:  Eu conheço muitas crianças e adolescentes que amam  Diario de um Banana, Harry Potter, Hobbit, Diario de uma garota nada popular e outros que estão na moda. Também conheço aqueles que tem interesses específicos, como história da Marvel e DC,games, cinema ,  profecias de Nostradamus (sim, alguns são fanáticos por esse assunto), biografias de esportistas famosos, curiosidades da ciência e experiencias em geral, vida dos animais, antigo Egito, e as sempre presentes viagens e aventuras. Não venha impondo Monteiro Lobato, Lygia Bojunga, Maria José Dupré  e muito menos José de Alencar e Machado de Assis. Eu também amo e respeito esses autores, mas vamos com calma com nossos pequenos leitores atuais, se quisermos que , em breve , eles cheguem a livros mais elaborados.

4. FAÇA COM QUE SEJA DIVERTIDO: Ler não deve ser uma obrigação, muito menos uma tortura. Favoreça a leitura usando as dicas anteriores, e faça da sua casa um ambiente propício ao hábito de ler, mas  nunca os obrigue a ler “X “páginas ao dia, nem estipule horários e locais. Telas desligadas, ambiente calmo  e deixar que sintam um pouco de tédio é ótimo. Nossas casas costumam ser atualmente centros de entretenimento e barulho, né? Mude.

5. ENTRE NA BRINCADEIRA: Você provavelmente um dia será desafiado(a) pelo seu filho a  ler um livro de um assunto que detesta( fantasia,  quadrinhos, games, celebridades que você nem faz ideia de quem sejam…), afinal adolescentes e pré adolescentes adoram provocar. Aproveite e leia , assim você terá mais brechas para entrar no mundo deles através dos livros. Ah, e não importa a idade dos seus filhos, enquanto  morarem juntos, permita-se ler para eles antes de dormir. É uma atividade  que acalma e une a família. E aí, sim, você pode escolher um dos seus preferidos da infância  para despertar a curiosidade e mostrar que literatura é diversão, e diversão não tem idade, não sai de moda, e que o Visconde, a Emília, o cachorrinho Samba, os personagens do Daniel Azulay , da Lucilia Junqueira, do Ganymedes José e da coleção Vaga Lume ainda tem muito o que dizer.

amanda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s