A leitura é um santo remédio!

bela recatada

Recebi um artigo que contava sobre a “Biblioterapia”: uma clínica em Lisboa que faz  um diagnóstico do seu estilo de leitura (hábitos, gêneros e autores preferidos). A partir daí o cliente recebe um plano de leitura personalizado. Dizem ser especialmente útil para os adolescentes, para se descobrirem como leitores. Tudo brincando com a ideia de um ‘hospital” literário. Uma frase me chamou atenção: “ a literatura transformada em conhecimento, tranquilidade de espírito, em resiliência, pode melhorar muito a nossa vida”. Verdade comprovada por tantos leitores.

Comecei a lembrar de quantos livros me ajudaram. Uma frase aqui, um personagem inspirador ali, até uma boa autoajuda no momento certo acolá. Biografias, livros religiosos, de empreendedorismo. Quantos personagens de ficção também nos ensinam muito? Dorian Gray e sua canalhice (ele achou que ia sair ileso, com sua beleza e juventude infinitas, mas quando se confrontou com sua verdadeira face, surpresa!). Liz Bennett e Mr. Darcy e seus preconceitos, quase deixaram escapar o amor. E quem resiste à coragem e à nobreza de caráter de Bilbo, em “O Hobbitt”?

Ninguém precisa ir até Portugal para consultar os que se dizem especialistas em literatura. É só olhar naquela estante empoeirada aí da sua casa, passear pelas livrarias e sebos da nossa cidade, pegar emprestado com algum amigo ou biblioteca. Nesse caso, a “auto medicação” está totalmente liberada ,e   é até recomendada!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s