LIVROS E CULINÁRIA

sicilia1

Quando pensamos em livros e culinária, logo nos vêm a cabeça os velhos (e novos) volumes com receitas de todos os tipos. Eu amo os livros antigos de culinária, onde as receitas começam com: “mate uma galinha grande e gorda…”, e todos os ingredientes estão em medidas que já não reconhecemos. Hoje em dia pegamos o celular e temos todas as receitas do mundo, com vídeos e avaliações disponíveis. Porém, parece que a receita sem “alma” não nos cativa tanto quanto aquela que carrega toda uma memória afetiva.

Meus livros preferidos sobre o tema são aqueles  em que os autores usam da receita para contar um pouquinho de sua vida. Ana Holanda lançou recentemente  “Minha mãe fazia-crônicas e receitas saborosas e cheias de afeto”, em  que ela abre as portas de sua casa e guia o leitor por uma jornada sentimental através da comida. Cada crônica é acompanhada por uma receita que nos transporta para a infância, nos lembra daqueles tempos de mesa farta, família e amigos reunidos.

Sonia Hirsch é jornalista e escritora, conhecida por seus trabalhos a respeito da alimentação como base para a saúde. Em seus livros “Paixão  emagrece, amor engorda”, ”Meditando na cozinha” e “ Amiga cozinha” nos traz o melhor de suas crônicas e receitas. Em toda a sua obra nos faz desconfiar da indústria da doença – que prospera escondida sob a palavra saúde.

A comida está presente em nossas vidas o tempo todo. Como não estaria  na literatura? Livros, boa culinária, boas lembranças. Está feito o convite, é só aceitar, sem cerimônia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s