RESSACA LITERÁRIA

18952579_1385252408220768_8258706915276992440_nQuem lê muito costuma terminar um livro e já começar outro, ou ler vários ao mesmo tempo. Sempre está com aquela pilha de livros aguardando ao lado da cama ou da mesa de trabalho (ou pela casa toda). Carrega um livrinho na bolsa, e está sempre pronto para avançar mais algumas páginas, a qualquer oportunidade.  Somos aqueles que não lamentam tempo perdido em filas de banco e salas de espera de médicos. Desde que tenhamos nosso livro, tá tudo bem. E nenhuma revista “Caras” antiga nos pegará desprevenidos. Fazemos aquela cara de triunfo e até comemoramos aquele horário livre para ler. Quando a leitura é boa, torcemos que a nossa vez demore a chegar, ou ao menos não nos interrompa no meio do capitulo.

Temos sempre listas e mais listas. Temos metas que queremos cumprir e nunca cumprimos. Eu me propus ler  ao menos um clássico, um livro escrito por uma autora mulher, um infantil ou juvenil, um de autor brasileiro e um de desenvolvimento pessoal por mês em 2017. O restante seria livre. Cumpri janeiro e fevereiro, mas depois outros livros foram me chamando aqui no sebo, li até os solicitados pela escola dos meus filhos e esqueci da meta. Afinal, literatura também é diversão, né? Listas e metas são boas, como um alvo, uma diretriz, mas não podem nos engessar e tornar a leitura chata ou um fardo.

E temos também as famosas ressacas literárias: momentos em que, após muitas leituras boas, nada nos agrada. Ficamos azedos, rabugentos, e não há comédia romântica que nos adoce. Tentamos remédios conhecidos, best-sellers, livros recomendados. Até que um deles nos fisga novamente- e tudo recomeça. Então puxamos o caderninho e fazemos planos, recomendações aos amigos, artigos de jornal. E respiramos aliviados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s