Sêneca

SÊNECA E A BREVIDADE DA VIDA

Sêneca  nasceu em 4 a.c. e foi um dos maiores intelectuais da antiguidade.  Apesar de ter vivido há mais de dois mil anos, é incrível perceber que seus ensinamentos continuam tão atuais. Em sua obra “Sobre a brevidade da vida”, reflete sobre a natureza finita da vida humana. Preste atenção nos trechos a seguir e reflita sobre a sua própria vida hoje, em 2017.

1.”Não temos exatamente uma vida curta, mas desperdiçamos uma grande parte dela. A vida, se bem empregada, é suficientemente longa e nos foi dada com muita generosidade para a realização de importantes tarefas. “   Não são as NOSSAS vidas que andam corridas nos tempos modernos. Nós usamos o tempo sem critérios. Ainda vivemos “nos lamentando sobre o passado, reclamando do presente e nos preocupando com o futuro”.

  1. “As pessoas são dominadas pela paixão de aprender coisas inúteis”. Não costumamos nos perguntar  porque assistimos  vídeos de recordes bizarros, curiosidades inúteis, buscamos saber os pormenores de acidentes , tragédias climáticas e a previsão do tempo diária aqui e no resto do mundo. Sem falar na vida das celebridades, fofocas e grupos de whatsapp que participamos só para não sermos excluídos.

3.” Ninguém permite que a sua propriedade seja invadida. Não se encontra ninguém que queira dividir sua riqueza. No entanto, permitem que os outros invadam suas vidas e a distribuem entre muitos.”  Não perdemos uma oportunidade de expor nossas vidas para nos sentirmos apreciados.Se Sêneca “postasse” isso em suas redes sociais hoje(duvido que as tivesse), iriam dizer que ele é recalcado ou invejoso. Tempos sombrios.seneca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s