Leituras

LEITURAS

Minhas leituras mais recentes foram romances  que giravam em torno de livros. Não é incomum que uma história seja ambientada em uma livraria, em uma escola, ou inspirada em vidas  que foram modificadas pelo hábito de ler,  vender ou colecionar livros.

Em  “Mr Pip” o autor Loyd Jones  nos leva até a  ilha  que foi vítima de um verídico  e sangrento bloqueio na década de 90. Lá, um improvisado professor inicia a leitura de uma obra de Dickens com seus alunos. Em meio a dificuldades e privações, a leitura ilumina Matilda e seus colegas com grandes esperanças  em meio ao inferno provocado pela guerra.

Outro estilo totalmente diferente, porém ambientado em uma livraria , encontramos em  “ A livraria 24h do Mr Penumbra”, de Robin Sloan. A crise econômica leva Clay, um web designer desempregado, a trabalhar em uma livraria 24h. Se uma livraria 24h já lhe soa estranha, seu proprietário e seus frequentadores são mais estranhos ainda. Sempre aparecem de madrugada e se isolam nos cantos mais sombrios da loja para apreciar livros que parecem pertencer a uma sociedade secreta, e que os funcionários são proibidos de ler. A curiosidade de Clay nos leva junto a ele para decifrar os mistérios desta livraria.

Em “A Bibliotecária de Auschwitz”Antonio Iturbe  baseia-se em uma história real para nos contar detalhes a respeito de um professor judeu que criou uma escola secreta dentro de um campo de concentração. A biblioteca consistia em poucos volumes, que Dita, uma menina também judia, guardava, arriscando sua vida.

novi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s