JOGO DO CONTENTE

POLLY

Existem livros que nunca saem de moda. O tempo passa  e o interesse continua firme . Um exemplo? É só dizer: “Recebi Pollyanna, de Eleanor Porter”,e meu Whatsapp começa a  se encher de mensagens interessadas. Confesso que nunca havia lido, mas todo esse interesse  despertou minha curiosidade tardia.

Pollyanna fica órfã e vai morar com um parente, em uma cidade distante. Sua vida  era  pobre  como filha de um pastor, mas na casa de sua rica tia, rodeada de criados e jardins, experimentou a miséria da rejeição. Seu pai havia lhe ensinado uma maneira de lidar com as adversidades:  fazer o jogo do contente. Para toda a situação ruim, sempre ver o lado bom, por mais difícil que fosse.  Eis que a menina contagia todos que a cercam, ensinando aos doentes, aos carrancudos, aos rabugentos, aos magoados uma maneira singela de enfrentar a vida com um sorriso no rosto.

Descobri então o segredo do sucesso dessa personagem tão querida. Em tempos de crise, desemprego, de bombardeio de notícias ruins, como viver sem fazer o “jogo do contente”? Como empreender, como criar filhos, como manter um casamento em tempos de notícias alarmantes e relacionamentos líquidos? Em muitas ocasiões, só respirando fundo e fazendo um esforço consciente para sermos gratos pelo que temos.

“O que as criaturas querem é encorajamento. Em vez de censurar  os defeitos de um homem, falai às suas  virtudes. Procurai tirá-lo da senda dos maus hábitos. A influência de um belo caráter é contagiosa, e pode revolucionar uma vida inteira. As criaturas irradiam o que trazem no cérebro e nos corações. Se um homem se mostra gentil e serviçal, seus vizinhos pagarão na mesma moeda e com juros… quem procura o mau, é certo que o encontra,. Quando alguém  procura o bom, encontra o bom”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s