DEDICATÓRIAS

patins

Quando damos um livro de presente  é comum escrevermos uma dedicatória. Queremos dividir um livro que nos impacta positivamente  com as pessoas que nos são mais queridas, e o enviamos com uma mensagem adicional de carinho, como se fosse uma receita médica, uma recomendação de leitura e bom uso.

O livro, como um bem material que é, segue sua própria trajetória, e acaba sendo perdido, doado, vendido. E aquela dedicatória tão carinhosa vai junto. Triste? Não acho. Uma das melhores experiências que podemos ter comprando livros usados é justamente compartilhar a memória dos leitores anteriores. Sempre fotografo as dedicatórias, compartilho em minhas redes sociais e fico imaginando em que circunstâncias foram escritas.  Amores que caíram no esquecimento, fases da vida que passaram, interesses que já não fazem parte de nossa vida. Todos eles, com sorte, vêm parar nos sebos. Quem compra em sebo costuma apreciar justamente essa memória, e vai vê-la também com carinho. Às vezes encontro bilhetes, receitas, cartas, flores secas. “Tia Maria, o sorvete estava delicioso, papai vem te buscar na quinta”. “Este livro foi encontrado na lixeira do
Hospital Escola de Itajubá” . “Rafael, leia um capítulo por dia”. “Isaura, felicitações pela formatura no ginásio”.  “Parabéns por ter vencido o concurso de redação”.

Décadas se passaram desde que os volumes foram ofertados. Seus donos podem até já nem estar entre nós. Porém, algum leitor ainda pode sonhar  e imaginar aquela vida. Alguns, mais visionários, deixam recados objetivos para os próximos leitores. Deixe também. É uma forma de deixar seu legado como leitor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s