Walden

THOREAU EM BUSCA DA ESSÊNCIA DA VIDA

Resultado de imagem para walden thoreau

Em 1845, desgostoso com o crescente comercialismo da sociedade americana, Thoreau deixou sua cidade natal para instalar-se a beira do lago Walden. Publicado  em 1854 com o título Walden ou A vida nos bosques, o livro é o relato do tempo  em que seu autor viveu isolado da sociedade dos homens, suprindo as suas próprias necessidades, estudando, contemplando a natureza e conhecendo a si mesmo.

Como disse Eduardo Bueno, Thoreau foi uma espécie de Julio Verne que, em vez de descrever as maravilhas do futuro, anteviu os desatinos de um modelo desenvolvimentista que nunca levou em conta a preservação da natureza. Previu o advento de um consumismo viciante, viu os tempos em que a privacidade se tornaria um bem descartável. Preferiu se retirar para trocar as penas. Junto aos patos, longe dos lunáticos. Mesmo tantos anos depois,  e com todo o apreço que tinha pela solidão, Thoreau continua nos convidando hoje para nos unirmos a ele em sua cabana e discutir temas que continuam atuais.

“Não se incomode muito em ter coisas novas, sejam roupas ou amizades. Torne-as do avesso, retorne a elas. As coisas não mudam, mudamos nós. A humildade, tal qual a escuridão, revela as luzes celestiais. É a vida perto do osso a mais doce. “

“Aprendi com minha experiência :se o homem segue confiante rumo aos seus sonhos e se empenha em viver a vida que imaginou, ele terá sucesso inesperado em momentos comuns. Deixará coisas para trás, cruzará fronteiras invisíveis. A medida que  simplifica sua vida, as leis do universo se mostrarão menos complexas”

Walden – H.D. Thoreau . L&PM Pocket,2011 .

Um comentário sobre “Walden

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s