LÍDERES LEITORES

Resultado de imagem para odeio ler                A maior revista semanal do Brasil trouxe uma matéria curiosa essa semana. Sob o título “O que eles têm em comum com Trump”, mostra o pouco amor aos livros demonstrado pelos políticos mais cotados à Presidência da nossa República e mais reverenciados por parte da população. Assim como o atual presidente americano, eles declararam em várias entrevistas o pouco caso que fazem da leitura. Dentre as frases destacadas, encontramos: “Há três, quatro anos eu não tenho tempo pra falar em livro…eu fico no Whatsapp”. “Eu não consigo ler muitas páginas por dia, dá sono. Vejo televisão, quanto mais bobagem, melhor pra mim. Eu quero é limpar a cabeça.”

Os presidentes dos Estados Unidos sempre tiveram a preocupação em reverenciar os livros (ou ao menos posar para as fotos demonstrando interesse). Obama tinha o costume de divulgar suas leituras anuais. O presidente Harry Truman disse que “nem todos os leitores são líderes, mas todos os líderes são leitores”. Até Donald Trump, essa verdade nunca havia sido questionada por lá. Segundo a matéria, um importante nome na Casa Branca escreveu em um e-mail: “é pior do que você pode imaginar. Trump não lê nada, nem um memorando de uma página, nem relatórios breves, nada.”

Em nosso país isso pode não soar tão chocante, pois estamos acostumados a um nível baixíssimo entre os políticos. Em ano de eleição, podemos renovar as esperanças que também no Brasil, um dia, o desprezo pela leitura por parte de nossos líderes seja uma exceção, e não a regra geral. Assim seja.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s