O TEMPO

Resultado de imagem para tempo de falar tempo de calar

O livro dos livros, a Bíblia, nos diz que  “tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e de colher. Tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e de edificar. Tempo de chorar e de rir, tempo de falar e tempo de calar.”

Calar, fechar a matraca, silenciar.  Escutar, não revidar, aguentar firme. Não clicar no botãozinho de enviar. Apagar a mensagem depois de contar até dez, respirar fundo e pensar se vale mesmo a pena. Prestar muita atenção ao que fala, comenta e posta diante de sua plateia, pois qualquer tela de celular e de computador é “printada” e enviada para sabe-se lá quantas pessoas. E você sabe: falador passa mal, rapaz!

Quem tem filhos aprende na prática a hora de cessar os palpites. Não sem antes às vezes perder algumas amizades e afetos até amadurecer.  O que tenho percebido (me incluo) é muita conversa na hora errada, local errado e com pessoas erradas. Muita saliva, muita internet e muito tempo gastos com murmurações inúteis. E, como há tempo para tudo, eis que na hora que é preciso e altamente recomendável falar, muitos de nós nos calamos. Calamo-nos diante da malcriação, diante da grosseria, da desonestidade. Abrimos mão de dividir até com os mais íntimos o que temos de melhor. Nossos bons conselhos, nossos bons hábitos, nossa repreensão correta e certeira. Difícil é ter o discernimento, saber qual o momento apropriado de falar e de calar. A Bíblia nos aconselha a “ fazer tudo sem queixas nem discussões. Sem murmurações e contendas.”  Não vale só para o momento  de oração. Vale para o trânsito, a reunião na escola, o grupo de Whatsapp, o Facebook, as refeições em família, a discussão política. Vamos fazer muita força para sermos bons exemplos  diante da epidemia de falta de educação e bons modos  que parecemos viver?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s