MÃES EM GUERRA?

MÃES EM GUERRA?

Resultado de imagem para MAES EM GUERRA

Mães, especialmente de crianças pequenas, gostam de comparar seus filhos com os de outras mulheres. Pais também, mas nós mulheres ainda somos maioria em reuniões escolares e consultórios de pediatras. Precisamos gerar, amamentar e cuidar nos primeiros meses, e não há muito que outras pessoas possam fazer por nós. O que vem depois, aí sim, é influenciado por estereótipos e expectativas sociais.

A literatura está repleta de personagens contando as aventuras da maternidade. Em “Melancia”, de Marian Keyes, a personagem Claire se vê abandonada pelo marido logo após o nascimento de sua filha. Ainda no hospital, ele dispara: lamento muito, mas encontrei outra pessoa e vou ficar com ela. Claire precisa lidar com toda a novidade de ter um bebê e estar separada. No divertido “Mães em guerra”, de Jill Kargman, Hanna se vê  diante de um estilo de vida completamente diferente  ao mudar-se para um bairro elegante de Nova York, em meio a uma verdadeira guerra de mães. Por trás das aparências angelicais, suas vizinhas revelam-se bem cruéis, dispostas a destruir qualquer uma que ameace ser uma mãe “melhor” do que elas.

Infelizmente isso não se dá somente na ficção de humor. Todos os dias podemos observar mulheres que se consideram abertamente melhores que outras por terem amamentado mais tempo, dormido menos horas, sacrificado mais suas vidas e carreiras ou até sua relação com o marido em nome da maternidade. Sentam-se em seu banco de juízas e disparam “leis do amor maternal” para todos os lados. Esquece-se que estamos todos, mães e pais, no mesmo barco – o mundo. E que, para termos um mundo melhor para todas as mulheres (inclusive para nossas filhas), é preciso acima de tudo respeito pelas  escolhas e pelos sonhos umas das outras. O termo usado é sororidade, que significa a união e aliança entre mulheres, baseadas na empatia e companheirismo para alcançar objetivos em comum. Vamos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s