A GRANDE AVENTURA DOS JESUÍTAS NO BRASIL

jesuitas

A coluna da semana passada falou  em como “um livro puxa o outro”. Quanto mais  lemos, mais curiosidade e fome de saber temos. Em “ A grande aventura dos Jesuítas no Brasil” , de Tiago Cordeiro, saberemos mais sobre figuras que talvez tenham ficado esquecidas lá em nosso tempo de escola. Manoel da Nóbrega, José de Anchieta, Antônio Vieira e outros célebres desconhecidos tiveram atuação importantíssima  em terras brasileiras. Catequização de índios, contribuição para a literatura, desenvolvimento do conhecimento geográfico e belas construções de  centros educacionais e igrejas são algumas das muitas realizações dos Jesuítas. Poucos sabem a importância que tiveram para a formação social do Brasil.

Organizada por Inácio de Loyola em 1534, a Companhia de Jesus é ainda hoje um dos maiores grupos da Igreja Católica, Uma relação de amor e ódio define a relação dos homens de preto no processo de colonização de nossa terra. Por vezes, foram contra a opinião de seu país de origem e, em outras, por meio de conflitos que iam muito além das discussões, chegaram a ser expulsos pelos nativos. Recheado de curiosidades, dramas, tragédias, guerras e muitas histórias, o livro desvenda ações sociais praticadas até hoje. Entender a história é a melhor maneira de explicar a atualidade.

Que nossas mais diversas  leituras estejam sempre repletas de diversão e aprendizado, fazendo de nossas mentes um turbilhão de curiosidade e criatividade. Leituras leves, clássicas, biografias, humor. Todo livro nos instiga e nos leva além. Que venha o próximo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s