GENTILEZA

Resultado de imagem para GENTILEZA CARTOON

Trabalho com venda de livros principalmente online, e vez ou outra cometo algum erro, como todo ser humano. Semana passada precisava enviar livros para duas pessoas com nomes parecidos, e troquei as etiquetas. O pesadelo se instala quando o cliente (com razão) xinga, desqualifica, faz tudo o que pode para  que notemos sua indignação. Que surpresa quando as clientes, delicadamente me chamaram no WhatsApp  perguntando o que havia ocorrido. Maior surpresa tive ao receber a notícia que elas iriam enviar os livros trocados uma para a outra e resolver o problema sem nenhum estresse ou nervosismo. Nenhum e mail furioso, nenhuma ocorrência no Reclame Aqui, nenhuma qualificação ruim. Confesso que fiquei até meio emocionada. Empatia é sempre uma coisa linda de observar. Na mesma semana uma amiga se ofereceu para dar carona aos meus filhos para a escola sem que eu desse nada em troca. Os bons ainda são maioria no mundo, mas talvez estejam escondidos ou acuados. Ou com medo de serem chamados de trouxas, ingênuos, bobos.

Outra cena que me fez pensar e respirar aliviada aconteceu em meu estoque: deixo sempre uma caixa com itens para doação. Dias atrás uma menina de uns 12 anos perguntou se eu tinha livros para doar, eu mostrei-lhe a caixa. Geralmente as crianças (e adultos) pegam tudo, mas essa menina sentou e calmamente olhou todos os livrinhos, escolhendo somente o que lhe interessava. Ao final, veio até a minha mesa, agradeceu com um sorriso e foi embora. O mundo e a vida nos fazem um pouco cruéis às vezes. Queremos tudo a ferro e fogo, olho por olho, dente por dente.  Um pouco mais de calma e gentileza vão bem. Sem moderação.

Um comentário sobre “GENTILEZA

Deixe um comentário